Os principais custos da hotelaria: como controlá-los e manter a operação sustentável
A gestão de um hotel, como a de qualquer empreendimento, envolve custos recorrentes. E alguns deles bem significativos, por isso a importância de ter um controle minucioso sobre cada um. Em diversos casos é sim possível uma redução desses custos, gerando uma importante economia para o hotel, porém isso não pode, de forma alguma, comprometer a excelência do serviço.
Os principais custos da hotelaria são: salários com encargos, impostos, contas de luz, gás, água e telefone, contratos de manutenção, comissões de agências e taxas de cartões. Alguns deles são imutáveis, porém outros podem ser alterados. Para identificar a importância de cada um deles, divide-se o valor mensal do custo pelo número de apartamentos vendidos. Agora, organize os gastos – do maior ao menor valor -, e analise formas de reduzir aqueles que estão em excesso.
Sabe-se que um hotel está equilibrado financeiramente quando a sua receita-despesa atinge, no mínimo, 35% da ocupação. Porém, atenção, até aqui o empresário não obteve lucro, e nem investiu em melhorias em suas instalações. Para reduzir custos sem afetar a qualidade dos serviços prestados, recomenda-se observar e ouvir o cliente, eliminando o que ele não usa e substituindo por coisas que ele manifesta interesse, oferecendo apenas o que for realmente útil.
Uma alternativa para reduzir custos com equipe é investir em treinamentos. Dessa forma, os colaboradores desempenham suas funções de maneira mais completa e qualificada, o que torna possível trabalhar com uma equipe mais enxuta, além de reduzir a rotatividade de pessoal. Já nos gastos com energia, uma das mais significativas na hotelaria, uma ótima alternativa são as placas solares. Além disso, as iluminações de LED e os sensores de presença reduzem bastante o consumo. Outra dica para economizar com luz é substituir sistemas de ar-condicionado central por splits inverter.
Essas e outras atitudes, analisadas caso a caso, oferecem uma boa redução nos custos. Porém, o ideal é cada empresário fazer o seu controle, e, dessa forma, realizar as mudanças estratégicas que lhe tragam mais benefícios. Alimentar uma prática de revisão constante de todos os custos, evita gastos demasiados sem necessidade e torna possível investir com mais qualidade. Além disso, não esqueça de manter o foco nas vendas e na fidelização de clientes – pois esse é o principal pilar financeiro de sua empresa.