Parceria garantirá qualificação para garçons de hotéis e restaurantes

A qualificação de serviços oferecidos nos hotéis é uma das bandeiras do Sindicato Intermunicipal de Hotelaria do RS (Sindihotel), que  participa como parceiro do SENAC  no lançamento do programa Master Garçon. A iniciativa prevê a qualificação de cerca de 1,5 mil pessoas em três cursos, voltados a atividade de garçons, com qualificação gratuita. Na primeira etapa serão contempladas 20 unidades do Senac-RS. Além o Senac e Sindihotel, participaram do lançamento os demais parceiros do programa: Governo do Estado, Prefeitura de Porto Alegre, Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), Secretaria de Turismo de Porto Alegre e outros entidades  empresariais.  O lançamento ocorreu em Porto Alegre (foto).

O presidente do Sindihotel e também do Conselho de Turismo da Fecomércio-RS, Manuel Suarez, enfatiza a importância do programa de qualificação para o setor . “Na medida em que o público se torna mais exigente, os produtos e serviços se tornam mais caros e o custo da mão de obra no setor está entre os mais importantes, a capacitação para um nível adequado a estas referências, se torna fundamental”, destaca o presidente do Sindihotel, entidade que possui abrangência Estadual em 460 municípios e representa 1,5 mil hotéis no Estado.

As capacitações serão ministradas através do Programa Senac Gratuidade (PSG) e tem como proposta aprimorar e acrescentar novas técnicas aos garçons no Estado.

“Capacitação e atualização profissional promovem o estímulo de competências e a garantia de qualidade e excelência no atendimento ao cliente”, afirma o diretor do Senac-RS, José Paulo da Rosa. Já o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, diz que o projeto demonstra a constante busca pela excelência. “Parcerias como essa demonstram o nosso compromisso em promover ações que qualifiquem o setor terciário”, afirma.

COMO FUNCIONARÁ

Serão oferecidos três cursos: o de Garçom (240 horas), o de Técnicas no Serviço de Garçom (80 horas) e Excelência no Atendimento para Garçom (40 horas).

A inscrição gratuita pode ser feita a partir de 12 de setembro (até quando se esgotarem as vagas) no site www.senacrs.com.br/psg (onde estará disponível o edital), ou nas escolas Senac dos municípios participantes. Confira abaixo, as unidades que oferecerão as capacitações:

- Senac Comunidade Centro (Porto Alegre)

- Faculdade Senac Porto Alegre

- Senac Canoas