União do setor e criação de um Centro de Eventos são alguns temas debatidos pelo Sindihotel em Santana do Livramento

Direitos autorais, dissídio coletivo, cursos de capacitação e união do setor para atrair clientes foram alguns dos temas abordados em encontro realizado na segunda-feira pelo Sindicato Intermunicipal da Hotelaria no Rio Grande do Sul (Sindihotel) com hoteleiros e moteleiros da região, na sede da CDL, em Santana do Livramento. “O Sindihotel vem muito à vontade para essa região porque tem uma receptividade muito boa e sabe que existe uma troca dentro do que o Sindicato traz de conhecimento e o que eles oferecem aqui como negócios de oportunidade. Sempre se colhem  dados muito úteis. Isso ajuda tanto a Entidade patronal da Hospedagem como o setor a buscar alternativas para melhorar sua comercialização. Pois sempre o foco é melhoria da gestão e  comercializar, enfatizou o Presidente do Sindihotel e também do Conselho de Turismo da Fecomércio-RS, Manuel Suárez.

Em torno de 15 representantes da hotelaria e motelaria da região trocaram informações e debateram assuntos de interesse do setor com a Presidencia e diretoria representada pelo Vice–Presidente, Kleber Eidt, e o Vice-Presidente de Finanças e Patrimônio, Gilberto Dionisi. “Tivemos a presença de empresários com muita representação na hotelaria da região”, comemorou o Diretor Delegado do Sindihotel, Mozart Mattar Hillal, que na reunião incentivou o setor a se unir cada vez mais em busca de alternativas que farão com que todos se fortaleçam.

“Essa região tem um diferencial, onde o grande atrativo é a aproximação com a fronteira e as compras, e como a moeda estrangeira oscila muito, pode atrair muito o público como ele pode desaparecer. Então é preciso que a hotelaria como um todo se una e se fortaleça. Tem que se estimular os canais de venda e não só esperar o cliente, mas buscar alternativas, como os eventos, para atrair esses clientes. O gerenciamento de portais pela internet também seria uma solução para mostrar o que se tem de atrativos e estimular a vinda de clientes”, foram citações dos empresários presentes, sendo reforçado por Suárez a necessidade da criação de um centro de eventos de porte médio. “Se a região tivesse isso seria capaz de nos eventos aumentar em até 50% a ocupação dos hotéis, em diferentes  dias da semana , em uma boa comercialização, com preço razoável”, acredita Suárez.

Iniciativas desenvolvidas na região como o translado para compras, oferecido pela rede Verde Plaza foram elogiadas pelo Sindihotel. “Acho muito vantajoso, assim como aquele trabalho que ao Hotel  Jandaia faz com a gastronomia de qualidade e que alavancou a vinda de pessoas que querem esse tipo de hotel com esse tipo de gastronomia. Também os descontos que alguns  free shop dão em parceria com hotéis são muito interessantes. Todas essas iniciativas servem como exemplo para outras ações”, observou o Presidente do Sindihotel.

Quanto à questão dos direitos autorais foram esclarecidas pelo  Dr Willian Toledo, advogado do Sindihotel, as etapas trabalhadas  tanto juridicamente quanto administrativas junto ao Ecad  e enfatizado que o sindicato dará toda a cobertura para a negociação administrativa. “Vamos orientar sempre o que deve ser feito, que é ir ao Ecad e negociar. Não se pode deixar correr uma ação de cobrança com risco de se ter uma conta impagável, então nossa orientação é sempre entrar em um acordo, e estamos à disposição inclusive para mediar essas negociações.”

No assunto  convenções coletivas o objetivo do Sindihotel é que haja um bom equilíbrio entre as partes para que o bom atendimento e acolhimento do público se dê com um equipe estimulada. Outro ponto abordado foi a realização de cursos de capacitação de funcionários, bem recebido pelos presentes, que se mostraram interessados em achar alternativas e realizá-los com suas equipes, em uma parceria com Senac e Sindihotel.

O Sindihotel, entidade com abrangência em 460 municípios do Estado, realiza esses encontros  em 2016 nas principais regiões de sua atuação, tais como  Santa Cruz, Santana do Livramento,  Vale do Taquari e Grande Porto Alegre.

Assessoria de Imprensa Sindihotel-Tânia Goulart