Olimpíadas 2016 e dados da movimentação turísticas são assuntos na reunião do Conselho de Turismo da Fecomércio-RS

O Conselho de Turismo da Fecomércio-RS, coordenado pelo vice-presidente Manuel Suarez, se reuniu nesta quarta-feira, dia 08, para o encontro mensal do grupo. A reunião contou com a presença do secretário municipal do Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes.

O economista da Fecomércio-RS, Lucas Schifino, falou sobre o Índice de Atividades Turísticas (IATUR), divulgado pelo IBGE, que monitora os números que movimentam o setor turístico no Brasil. Depois da queda nos últimos três meses de 2015, os dados do primeiro trimestre de 2016 mostram um aumento de 2% nas receitas nominais do setor. Já o volume de serviços na área turística teve queda de 8%. Os melhores resultados em movimentação turística, segundo Schifino, vêm do transporte aéreo.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e conselheiro do Contur, Abdon Barretto Filho, falou do apoio à ação promocional do Rio Grande do Sul no Centro de Imprensa Internacional das Olimpíadas Rio 2016, o Rio Media Center. O espaço atenderá aproximadamente oito mil jornalistas, credenciados e não credenciados, durante o acontecimento dos jogos. O foco do local, que funcionará 24 horas por dia durante 56 dias, é apresentar workshops e seminários além de disponibilizar auditórios e estúdios de rádio e TV para que os veículos de comunicação possam fazer uma cobertura além dos jogos. A ideia do Governo do Estado, segundo Barreto Filho, é criar uma programação que promova o estado gaúcho internacionalmente além de desenvolver um banco de dados com jornalistas de todo o mundo para futuros relacionamentos. “Nosso objetivo é conseguir mídia espontânea apresentando o turismo gaúcho para os milhares de jornalistas que circularão por lá e assim aumentar o fluxo internacional de visitantes futuramente”, disse.

O superintendente da Convention Bureau, José Amilton Lopes, fez uma apresentação da Pesquisa dos Impactos Sócios Econômicos do Turismo de Eventos em Porto Alegre. Segundo os dados apresentados, o número de empregos no setor de turismo de eventos cresceu 17,4% de 2010 a 2014. Somente em 2015, Porto Alegre recebeu 166 eventos de negócios que movimentaram R$ 125 milhões no mercado gaúcho. A pesquisa completa pode ser solicitada pelo e-maileventos@visiteportoalegre.com.

A reunião foi finalizada pelo assessor tributário da Fecomércio-RS, Fábio Vieira, que falou sobre o Projeto de Lei 388/2011, que altera a Lei Complementar de n° 116/2003, para dispor sobre a base de cálculo do ISSQN dos serviços prestados pelas Agências de Viagens. O projeto aguarda deliberação do Plenário do Senado. Caso aprovado, o assessor afirmou que a lei evitaria a bitributação de serviços turísticos brasileiros.


Comments have been closed.