Secretário do Turismo do Estado participa de reunião do Conselho da Fecomércio-RS

O caminho da Tocha Olímpica, o cenário do turismo gaúcho e perspectivas para o setor foram algumas das pautas abordadas durante o Conselho de Turismo da Fecomércio-RS, coordenada pelo vice-presidente da entidade, Manuel Suarez, com a presença do secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Juvir Costella.

Iniciando no próximo dia 3 de julho, pela cidade de Erechim, a Tocha Olímpica Rio 2016 irá percorrer 28 cidades gaúchas até o dia 8 de julho. “O Estado precisa aproveitar para atrair e reter turistas que estarão aqui por conta das Olimpíadas, mostrando nossas riquezas e atrativos”, destacou o secretário.

Na reunião foi apresentado dados do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre (Bemtur), do último semestre de 2015. Publicado desde 2012, o relatório evidencia os benefícios diretos com a realização de eventos no aumento da ocupação hoteleira na cidade de Porto Alegre. Em 100 dias, as taxas variaram de 47,81% a 92,61%, graças a uma programação diversificada e composta de shows, simpósio, reunião, congresso e partida de futebol. “Com isto, podemos observar que, alavancando feiras, simpósios e outros similares, mesmo os já existentes, e de vários portes, as respostas seriam mais rápidas. A vinda de turistas das comunidades locais, do entorno, e outras regiões brasileiras, aumentaria significativamente de intensidade”, afirma Suarez.