Semana do Turismo do Uruguai movimenta hotelaria nas cidades de fronteira

A Semana de Turismo – período de férias em órgãos públicos e estabelecimentos de ensino que antecede a Páscoa no Uruguai – trouxe bons resultados para hoteleiros e comerciantes brasileiros nas cidades de Jaguarão, Chuí e Santana do Livramento. Assim como os argentinos nas férias de janeiro e fevereiro, os uruguaios aproveitaram o feriado, especialmente entre os dias 19 e 27 de março, para viajar até Florianópolis, em Santa Catarina.

Além de pernoites na viagem de ida e volta, alguns grupos formados por famílias do país vizinho permaneceram de um a três dias nestas cidades, incrementando o turismo de compras nos free shops, supermercados e restaurantes com comida a quilo – o preferido dos visitantes. “Tivemos 30% das reservas antecipadas, mas muitos vieram para o Brasil na última hora. Nossa ocupação chegou a 90%”, revelou Dionísio Colvara, do Hotel Fronteira. No Hotel Sinuelo, também em Jaguarão (foto), 50% da ocupação na semana passada veio dos uruguaios.

O mesmo foi registrado em Chuí. Os turistas aproveitaram o tempo livre em passeios pela cidade e nas áreas de lazer dos hotéis. Em Santana do Livramento, segundo os diretores regionais do Sindihotel, Mozart Hillal, do Grupo Verde Plaza; e Gládis Bertelli, do Hotel Jandaia, o índice de ocupação chegou a 100%. “Tivemos um resultado muito bom, com sábado e domingo lotados”, afirmaram. Conforme a Associação Comercial e Industrial da cidade, Sérgio Oliveira, os segmentos do comércio que mais registraram aumento nos índices de vendas foram o de calçados, roupas e confecções.

Texto: Adriana de Barros Machado